Que mulher não vive uma guerra com a a balança? só mesmo as muito desencanadas ou as sortudas que comem de tudo e não engordam. Bom, como eu não faço parte de nenhum desses dois grupos eu vivo essa batalha.
Eu nunca fui magrinha, mas nunca fui gorda. Sempre fui assim 'grande'.
Foto de 2007
Até 2010 eu estava trabalhando e fazendo faculdade, ou seja, correria total. Não tinha muito tempo para comer e gastava bastante calorias o dia todo fora de casa. Só que em 2010 me formei e mudei de emprego. Trabalho até as 15:00 e as 16:00 já estava em casa. Aí tomava café, comia bastante pão. E por volta das 19:00 já estava com fome de novo e repetia a dose ou então comia lanche com meu namorado (que é daqueles homens magros por natureza, não importa o que comam).
2008, durante a faculdade
Eu não percebia que estava engordando, mas fui percebendo que minhas calças não entravam mais, os shorts que ficavam certinhos apertavam nas coxas e as que roupas que eram largas estavam mais certas (isso eu achei bom) e conclui que sei lá, precisava mudar meu guarda roupa, hahaha. Fiz faxina, dei minhas roupas que não serviam mais, bem feliz. Nem queria me pesar pois achava que tava bem.
2011, mais cheinha
Isso foi em Setembro de 2011, mas mesmo assim eu achava que tava bem e continuava comendo pra caramba, não perdia peso, mas tava feliz, porque também não ganhava.
Maas aí eis que chegou o verão. Cogitei a possibilidade de comprar biquínis maiores, pois os pequenos que eu tinha não ficavam mais tão bem. Fui em uma formatura e tirei fotos e fiquei chocada. Teve festa de fim de ano do meu trabalho, tirei fotos e fiquei chocada. Eram muitos indícios, hahaha. Me pesei e percebi que eu passei de 64 para 74 kilos em cerca de um ano e meio!!! 10 kilos a mais. Precisava mudar.
2011
Carnaval de 2012
Foi assim que comecei 2012, fazendo escolhas melhores. Não foi nada de radical, eu simplesmente substitui o pão branco pelo integral no café da manhã e café da tarde. Passei a me alimentar no máximo de 3 em 3 horas. Água eu sempre tomei bastante, então foi tranquilo. Parei com a mania de querer comer chocolate todo dia depois do almoço: se tinha muita necessidade de doce comia uma ameixa, ou então corria escovar os dentes que a vontade diminuía e passava. Nada de jantar a noite, ultima boa refeição era um café com pão integral por volta das 18:00 e depois comia iogurte com granola.
Meu cardápio era assim no início da dieta:
Café: duas fatias de pão integral com geléia e café com leite e adoçante.
Lanche: Clube Social
Almoço: Era tudo errado, comia qualquer coisa que tinha, até congelados. Tudo menos salada.
Lanche da tarde antes de malhar: salada de frutas com iogurte.
Café da tarde: calzone integral
Jantar: salada de frutas com iogurte e granola
Fazia esse esquema básico de segunda a sexta e nos finais de semana eram os dias do lixo: comia de tudo!
Comendo assim (que nem é mudança radical) e malhando 4 dias na semana eu perdi 5 kilos de forma natural. Isso que comia um monte fim de semana hein! Mas claro que isso foi em mais tempo, tipo uns seis meses.
Antes eu achava que perdendo uns 5 kilos eu ia ficar bem, ia ficar satisfeita. Mas acredito que quando a gente começa a ver os resultados a gente quer mais. Eu não fiquei satisfeita, queria emagrecer mais e precisava acrescentar algo mais nessa mudança. Aí resolvi mudar de novo, pois ao invés de só querer emagrecer, quis cuidar da minha saúde. Sabe qual a diferença? nem sempre a opção menos calórica é a opção mais saudável!
Por exemplo:
Um copo de suco de laranja tem 90 calorias e um monte de nutrientes.
Um copo de refrigerante Zero tem 0 calorias e 0 nutrientes.
Qual sua escolha? a minha na dieta poderia ser o refrigerante, mas a minha escolha para saúde é o suco.
Achava que não precisava comer salada no almoço porque não ia contribuir em nada com as calorias, mas mudei de ideia, pois tem vitaminas e são fibras solúveis que vão ajudar o funcionamento do intestino.
Achava que não tinha tanta importância comer congelados, são práticos e gostosos, mas tem uma quantidade imensa de sódio que ajuda na retenção de líquidos e consequentemente no inchaço corporal.
E assim fui mudando minha alimentação e gostei tanto de deixar de ser sedentária que queria fazer mais! sabia que poderia fazer mais. Aí conheci o Centro de Treinamento Body Angel e o professor Leonardo que é leitor assíduo aqui do blog e conheci o treinamento funcional com uso de kettlebel (para saber mais acesso o link do CT aí em cima).
Aí malhando 6 vezes por semana (4 no Lira, mais 2 no CT) e comendo melhor emagreci mais 3 kilos. Acredito que tenha perdido mais de gordura, pois tenho que considerar o ganho de massa magra, porque sinto meus músculos mais rígidos.
Minha alimentação agora é mais ou menos assim:
Café: Uma fatia de mamão com uma colher de sopa de chia, uma fatia de pão integral com geléia e café com leite com açúcar mascavo.
Lanche: uma fruta, geralmente banana ou maçã.
Almoço: Uma proteína (carne, peixe, frango ou ovos), salada verde ou vegetais. As vezes como arroz ou macarrão, mas sempre com salada.
Lanche: salada de frutas com iogurte e aveia ou linhaça.
Jantar: Café com leite e açúcar mascavo, sanduíche natural feito com duas fatias de pão integral, queijo, presunto, cenoura, tomate e alface.
A noite: só proteínas, ou atum em água, ou ovo, ou enrroladinho de queijo e presunto. As vezes chá.
Eu perdi peso, ganhei mais definição, disposição (xô preguiça!), auto estima, saúde (sempre tinha cistite, nunca mais tive!), condicionamento físico (as vezes vou correr na praia, consigo correr quase meia hora e antes não corria dois metros!)... afinal, benefícios demais!
Dezembro de 2012
E final de semana continuo chutando o balde! kkkk... como de tudo. Queria até emagrecer mais, chegar nos 64. Se eu mantesse a dieta no final de semana com certeza conseguiria. Mas eu também preciso ser feliz e quero comer umas besteiras, o negócio é não deixar que isso vire rotina.
É fácil? não mesmo. É difícil? sim. É impossível? jamais. Nada é impossível, baste querer. A gente só toma atitude quando a vontade vem de dentro e quando vem essa vontade ninguém te para, nem preguiça, nem chocolate, nem ninguém. As pessoas me perguntam como eu consigo ver as pessoas comendo chocolate na minha frente, me oferecer e eu não comer? é simples: a satisfação que sinto me olhando no espelho e gostando do que vejo é muito maior e mais duradoura do que chocolate.
Dezembro 2012
Este é meu case... hahaha. Espero que sirva de motivação para você que está querendo emagrecer. Nada de dietas radicais que emagrecem com sacrifício, mas não trazem resultados duradouros. O negócio é exercício e reeducação alimentar.
Isso aí galera, se alguém descobrir alguma fórmula mágica me contem! enquanto isso, tô indo malhar!
Beijinhooos lights
Daniii, ameii quero muito entrar nessa...
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa e também pelo resultado...
showwww..
Beijos Sarita
Que bom que gostou Sa! o difícil é começar, depois que os resultados começam aparecer a gente que sempre mais!
Excluirdepois me conta.
Bjos
Oi Danii, amei o post... Que evolução hein, estás sarada demais hahaha! Meu case é totalmente o contrário do seu, malho e me alimento pra engordar, engordar não, ganhar massa... É uma luta diária e tem que ter bastante persistente e paciência, mas vale muito a pena! Parabéns!!
ResponderExcluirPois é né amiga, tem esse outro lado. Já me falaram que pra ganhar massa é mais difícil do que perder gordura.
ExcluirMas já te falei que vc tá linda corpão demais hein! hehehe
Beijos